É possível fechar o curso sem agência de intercâmbio

Depois que pesquisei e analisei tudo, fiquei em dúvida entre duas escolas. O preço do curso das duas era similar, porém o valor da acomodação que cada uma oferecia foi o fator determinante. Optei por fechar um pacote de 3 meses de curso, mas apenas 1 mês de estadia. Afinal, todo mundo dizia que era fácil e mais barato alugar um flat ou um quarto por lá. E é mesmo.

Como mencionei num outro post, fechei diretamente com a escola, sem intermédio de uma agência. Isso só aconteceu, pois a agência que oferecia pacotes para a escola que eu escolhi, me pediu para pagar tudo à vista. Fiquei super encucada. Principalmente, porque não era uma agência conhecida e eu não consegui descobrir se era idônea. Confesso que estava morrendo de medo de ser vítima de um golpe. Hehehehehe Então, achei melhor conversar diretamente com a escola. E foi aí que descobri que fechando direto com a escola, eu poderia fazer apenas o pagamento da reserva (uma pequena porcentagem) no cartão de crédito e o restante eu poderia pagar em dinheiro no primeiro dia de aula. Foi tudo muito simples, rápido e fácil.
Eu me virei praticamente sozinha com a escola por e-mail. Meu inglês era básico, mas com ajuda do google translate tirei de letra. Porém antes de passar o número do meu cartão contei com a ajuda da minha irmã que é fluente em inglês para checar se tudo que eu estava entendendo era exatamente o que a escola estava me dizendo.
Se você não se sente tão seguro e não fala absolutamente nada em inglês, sugiro que contrate uma agência especializada. A economia que fiz fazendo tudo sozinha, não foi tão grande assim.

Conheci algumas pessoas que foram pra Malta e fecharam o curso lá mesmo, depois de visitar algumas escolas. Isso também é possível, principalmente porque para entrar em Malta não é preciso ter visto. O visto só é necessário para quem vai ficar mais de 90 dias. (Atenção: são 90 dias, isso não é a mesma coisa que 3 meses, hein?! ) E como não tem como tirar o visto de estudante aqui no Brasil e você terá que tirar lá mesmo, não tem problema algum você ir como turista e fechar o curso lá. Eu confesso que não tive coragem de fazer isso. Fiquei com medo por conta do meu inglês que era básico.

Enfim, com o curso e acomodação garantidos, comprei as passagens e o seguro de saúde, que eu já vinha pesquisando a melhor opção paralelamente. Depois disso, fui em busca da documentação necessária, compra de euro e arrumação da mala. Foi um período muito difícil, mas delicioso ao mesmo tempo. Algumas horas do dia eu me pertubava com dúvidas, medos, ansiedade, em outros não via a hora de entrar no avião e começar essa nova vida. Foram 4 meses de planejamento e fortes emoções. Prepare-se!

9 respostas para “É possível fechar o curso sem agência de intercâmbio”

  1. me identifiquei com o blog. rs
    Então . como de costume, duvidas surgem!
    Vc foi ficou 4 meses? como ficou a situção do visto?
    Como vc nao foi por agencia, qto foi seu custo para a viagem?
    Vc so estudou, so tyrablhou, ou os dois?
    Espero seu retorno
    sucesssso.
    bjoos

    1. Oi, Jéssica. Que bacana que se identificou com o blog, fiquei muito feliz em saber! =) Espero que continue acompanhando e curtindo. Vc pode seguir no twitter e no Facebook tb.
      Sobre suas dúvidas, Fiquei 5 meses. Tirei o visto de estudante. É tudo feito lá mesmo.
      Tem tanta gente me perguntando sobre custos, que prometo em breve fazer as contas pra tentar descobrir exatamente quanto gastei. Mas eu acho que foi em torno de 18 mil reais para os 5 meses (com tudo, passagem, curso, hospedagem, seguro, estadia, etc.). Mas acho que dá para gastar menos que isso. O q eu preciso separar é o que foi gasto com viagens e o q foi gasto com Malta.Eu só estudei, fui programada para dar um tempo mesmo. Em Malta trabalhar é ilegal para brasileiros e o salário não é tão bom quanto no resto da Europa, mas o custo de vida é mais baixo tb.
      Espero ter te ajudado. Qq coisa é só falar. 😉

  2. Me ajudou sim.
    porem minhas condiçoes so permite eu viajar se role um trablho.
    Nem quero ir por agencia pra vc ter ideia [assim reduzo custos] rs
    .
    😉

  3. Carol, preciso de sua ajuda! rs

    Moro no Rj e consegui 7 semanas de férias no trabalho. Quero viajar no início de novembro e gostei muito da clubclass ( de acordo com os comentários que li), entrei em contato com a escola e me pediram para antecipar 25% do valor. Com você também foi assim? Por onde fez o seguro? É necessário cartão de vacinação?

    Desde já agradeço!!!

    1. Oi, Bruno

      Que legal! Me leva junto! hehehehe Sobre suas dúvidas, vamos lá:

      Clubclass: comigo também foi assim 25% antecipado e o restante no primeiro dia de aula.
      Não sei se você chegou a ler o post que fiz sobre a Clubclass, contando detalhes sobre a escola, pode te ajudar a decidir se quer estudar lá mesmo. Aí vai:
      http://borapramalta.wordpress.com/2012/05/23/saiba-tudo-sobre-a-escola-clubclass/

      Seguro: Eu fechei com o Isis da STB. Se é bom? Não sei, pois não usei. O critério de escolha deste, foi medo de arriscar mesmo. As opções que eu tinha eram: pagar barato em um desconhecido ou mais caro em de uma empresa consolidada há anos nesse mercado. Fiquei com a última opção. Porém depois de ter ido para lá, feito amigos brasileiros por lá, trocado experiências com eles, eu provavelmente faria uma outra escolha. Pretendo fazer um post mais detalhado sobre isso, mas posso te antecipar, alguns pontos. Duas assistências indicadas por amigas que precisaram do seguro por lá e foram bem atendidas são: a Assist-Card e uma do Banco do Brasil. Já a assistência da Travel Guard, eu passaria longe, pois foi detonada por uma menina que faz parte de um grupo sobre Malta que faço parte no FB. Ela precisou de atendimento e sofreu para conseguir ser atendida. Outra dica importante, antes de fechar com o seguro, pergunte se o atendimento é feito através de reembolso ou se eles possuem médicos conveniados em Malta. Peça mais detalhes sobre o funcionamento destes sistemas. Pelo o que me disseram, o reembolso você só recebe quando voltar para o Brasil, o que pode ser um grande problema, né?!

      Vacinação: Malta não é um país de risco. Mas pelo o que chequei no site da OMS, se você vier de um local de risco, eles podem pedir. Como no Brasil temos áreas de risco de febre amarela, eu achei melhor não arriscar, tomei a vacina e levei o cartão, mas ninguém me pediu nada. De qualquer maneira é sempre bom estar com o cartão em dia e em mãos, vai que pinta uma oportunidade de você passar um fim de semana em algum lugar que você vai precisar, né?!

      Espero ter ajudado. 😉

      bjo
      Carol

  4. Olá Carolina

    vamos ver se vc pode me ajudar com minha duvida rs… bom estou pretendendo fazer intercambio de 4 semanas apenas um pouco para aprimorar meu inglês que é intermediário e um pouco para curtir mesmo, inicialmente pretendia fazer no canada por questão de custos mas conversando com um amigo americano que mora em los angeles ele sugeriu que eu fosse para lá e ficasse na casa dele, mandei vários emails para agencias de intercambio e me enviaram vários orçamentos mas ai meu amigo me sugeriu de eu fechar eu mesmo com a escola lá via email e tals, mas ai ontem pensei em outra coisa, tentar um visto de turista e ir para lá e fechar lá particularmente mas nem sei se isso é possivel se realmente sai mais barato, to tentando ver algo econômico pois vou ter algo em torno de R$ 7.000,00 reais para investir nessa viagem e tbm nem sei se esse dinheiro dá ou tenho que juntar mais um pouco, não sei tbm como funciona o tal do cartão de credito internacional se vc puder me dar umas dicas eu agradeço. grande abraço

    Walter

  5. Olá,
    Eu estou indo em Maio 2014 para Malta e gostaria de uma ajuda, seria:
    – Essa documentação que você comenta, o que seria exatamente ? (Eu já estou com o curso fechado, acomodação e passagens aéreas compradas).
    – Existe algo mais que preciso me preocupar, por exemplo eu tenho que levar Euro em especie, correto ?

  6. Olá, tudo bem? Como já disse em outro post, estou indo para Malta na próxima semana e estudarei inglês lá por 5 semanas. Meu inglês é um intermediário quase avançado, e fazendo tudo sem agência me pareceu super tranquilo e me trouxe uma economia de 50%.Você tem dicas de hostel? Fechei um com a escola mas li alguns reviews negativos e estou com receio de não ter feito uma boa escolha. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *